Início > Colaboradores > Um lugar para chamar de seu

Um lugar para chamar de seu

Por Paulo Vitor Bernardo

Todo mundo, por mais que digam o contrário, precisa de um lugar pra chamar de seu. Não me limito a espaços geográficos, físicos ou delimitados – qualquer lugar, é lugar. E tampouco me limito a questões cronológicas: um lugar que hoje você chama de seu, amanhã pode lhe parecer estranho e assim por diante.

Acredito que nós, seres humanos, somos totalmente adaptáveis a quaisquer condições que nos ofereçam – as boas e também as ruins. Obviamente as boas são sempre muito mais bem-vindas! E que sejam. Sempre!

Dividir um sonho, sonhar um amor, partilhar uma angústia, multiplicar o dinheiro – só assim pra sobrar no fim do mês – fazer compras de supermercado, dias nublados, noites de calor, cama desarrumada (…) Quando imagino em “um lugar para chamar de meu”, penso em um lugar que – um dia sequer – todos deveriam conhecer: o amor.

Tá ai. Quer coisa mais “lugar seu” que o amor? Você se encontra em uma conchinha no inverno, em um almoço de domingo, em uma ligação em plena quarta feira a tarde com um simples: “amor, fica tranquilo, tudo vai dar certo”.

 
O amor é o lugar mais seu que se pode achar. A gente muda de casa, muda de emprego, muda o pensamento, mas o amor, o seu amor, o seu lugar, se mantêm ali, e o melhor, sem precisar estar ao alcance das mãos – é abstrato, como a lua que insistia em perseguir seus passeios de carro quando criança. A gente pode até mudar de amor, mas a gente só não pode mudar, a vontade de acreditar no amor.

Quer saber a coisa mais difícil, nisso tudo? Encontrar, de verdade, um lugar pra chamar de seu. A gente se perde, se ilude, se encanta e canta pra lua, a gente se esquece e padece, se muda e muda, a gente segue e se perde – e a gente sonha… pena de quem não sonha.

E no fim das contas, a gente segue. Parece ser uma sequência do último texto que escrevi: a gente segue e escolhe: escrever uma história a duas ou quatro mãos? Eu escolhi escrever o meu a quatro mãos e voltar sempre para um lugar que posso chamar de meu! Que sorte!

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: